1. Equipamento de segurança - Aconselhamos para quem inicia no stand up paddle a utilização de coletes salva-vidas. Contudo, não são coletes comuns, pois os coletes tradicionais inibem a movimentação do praticante. Aconselhamos coletes mais finos do tipo "flutuador" que são próprios para a prática deste esporte, pois visam apenas uma flutuação mínima necessária, não se tratando de equipamento de segurança para alto mar ou para corredeiras. Antes de adquirir este tipo produto consulte especificações para que seja ideal ao seu peso.

2. Cuidar da postura - O stand up paddle trabalha muito o centro de gravidade do praticante, o que é ótimo para coluna, ligamentos e musculatura abdominal. Todavia, é importantíssimo permanecer com uma postura correta para que possa aproveitar o melhor do condicionamento físico que este esporte pode proporcionar, sendo que o mais indicado é alinhar seus pés paralelamente, lado a lado (como se você estivesse parado), afastando-os quase na largura de seus ombros e flexionando levemente os joelhos. Quando fores remar, não incline o tronco para frente, apenas agache um pouco, levemente, e mantenha o tronco ereto, na vertical.

3. Não reme cansado - O cansaço é uma constante para quem inicia no stand up paddle. Com o tempo você poderá permanecer várias horas remando. No início, recomenda-se que, aos primeiros sinais de cansaço, o praticante pare imediatamente de remar. Isso pode ser feito na própria prancha diante da grande flutuação que permite que você fique até deitado ou sentado nela. Mas o recomendável mesmo é que a parada seja efetuada fora da água.

4. Aprenda técnicas de queda - Nunca caia, jogue-se! Procure não afundar muito em relevos ou profundidades desconhecidas. Então quando perderes um pouco o equilíbrio busque-o ficando agachado. Assim, se a queda for inevitável, o impacto será menor, pois o corpo estará quase na superfície da água.

5. Reme em dias de pouco vento- O vento atrapalha um pouco a prática do stand up paddle, principalmente para iniciantes, pois o nosso corpo serve como uma "vela", sendo que podemos ser empurrados pelo vento a direções indesejadas. Assim, na hora de planejar uma remada, é importantes atentar-se a tais detalhes.

6. Reme em locais conhecidos e de água parada - Quem inicia não tem nenhuma noção de manobras e do comportamento da prancha. Dessa forma, a iniciação em água parada permite à pessoa a simbiose com a prancha de SUP. O stand up paddle é um esporte que exige um pouco de jeito e afinidade entre o praticante e a prancha, sendo assim, com alguns treinos o corpo responde instintivamente com a água, e com o passar do tempo, o praticante adquiri o equilíbrio automaticamente.

7. Faça aulas para adiantar processos de conhecimento- Aconselhamos que o praticante faça algumas aulas, pois a prática orientada sempre proporciona um aprendizado mais rápido e seguro.

8. Não remar sozinho- Talvez a nossa melhor dica para iniciantes. Nunca reme sozinho. Procure sempre a companhia de um familiar ou amigo. Além de mais aprazível, é mais seguro.